RSS

Porque odiamos Galvão Bueno

22 set
Galvão Bueno

Galvão Bueno, sempre simpático

Irmão Rocha #1

Apesar de não usarmos muito esse blog para falar de coisas estritamente pessoais, já que eu e Irmão Rocha expomos nossas opiniões sempre dentro de um contexto mais geral, e sobre fatos cotidianos, resolvi abrir uma exceção e contar a vocês porque odeio Galvão Bueno – coisa que, salvo engano, nem mesmo meu próprio Irmão Rocha sabe.

Bem, meu esporte preferido é Fórmula 1. Primeiro porque adoro carros, velocidade, pilotagem, reações sobre pressão – e a F1 é o expoente máximo de tudo isso. Segundo porque as únicas lembranças que tenho com meu pai, de relação pai-filho, só nós dois, são justamente eu e ele acordados domingo de manhã assistindo corridas. Pela minha lembrança, pelo menos, foram as únicas vezes na vida em que ficamos só os dois em torno de uma mesma coisa.

O problema é que eu era muito moleque nessa época, e era justamente a época em que o Senna surgiu. A época em que ele ganhou os três mundiais. Lembro vagamente da era Piquet, mas foi na era Senna, com Mansell, Patrese etc que eu passei a entender mesmo a corrida, o campeonato, a acompanhar de perto, essas coisas.

E, justamente pelo fato de ser moleque nessa época – e posso garantir que eu era um moleque revoltado -, eu não conseguia desassociar a narração-torcida-ufanista-estúpida do Galvão Bueno da corrida e do Senna em si. Ficava puto da vida com as merdas que o Galvão dizia a cada 30 segundos e, por tabela, só para ver o Galvão se fuder (acho que eu fui um dos pioneiros do Cala a Boca, Galvão!!) torcia contra o Senna.

É, isso mesmo: a vida toda em que o Senna correu na F1 torci contra ele.

Coisa de moleque, e tales, mas quando penso nisso hoje em dia fico triste. Não me conformo como não pensava em baixar o som da TV, ligar o rádio que ficava no 3-em-1 ao lado da TV com outra narração, nada disso. Ou simplesmente ver a corrida, a corrida de verdade, como faço hoje, ignorando completamente o que está sendo dito por quem quer que seja – desenvolvi essa técnica ao longo dos anos, depois que cresci um pouco e entendi que o esporte transmitido é uma coisa, quem narra e torce é outra.

E por isso também odeio a vinheta BRASIL-SIL-SIL!.

Ainda bem que hoje existem You Tube e afins, onde posso assistir de novo às corridas da era Senna, com ou sem Galvão. E também que entendi, finalmente, que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Atravessada Irmão Rocha # 2

Eu não sabia, Rocha, mas odeio igual. Quando a gente é moleque a pouca diferença de idade é mais evidente. Por isso na época do Senna já ignorava a voz do Galvão e me concentrava só nas corridas.

Mas coisa ruim não acaba rápido e esse locutor ainda está no ar. Pô, não existe autocrítica na cúpula da TV Plim-Plim? O Galvão já cansou a gente! Até ele próprio cansou de locutar. Passa a maioria do tempo de uma partida, corrida ou grande cobertura esportiva pagando de bufão televisivo sempre tentando nos convencer que sua visão – e opinião – privilegiada, é a que vale.

Galvão Bueno é a própria encarnação da falta de gente interessante na TV brasileira. Ele mesmo despontou como o substituto do grande Luciano do Valle na Globo, numa época em que haviam outros locutores muito bons. Aqueles que realmente faziam diferença numa transmissão esportiva.

De lá pra cá já se passaram quase 25 anos. E por que Galvão ainda é o principal e o mais destacado? Talvez por causa dos Cleber Machado da vida. Sim, porque se tem alguém pior que o Galvão é o Cleber Machado. Ele consegue piorar a pegada Galvão. Adicionado à compulsiva tendência de torcer descaradamente contra algumas equipes e países a tradição brasileira de locutores que traduziam com prazer e emoção os acontecimentos esportivos para os ouvintes nas rádios morreu nas vozes e na postura de Galvião (??) e seus pretensos sucessores.

Com ressalva a uma nova voz, nova postura, que pode despontar como a salvação da Globo. Luis Roberto. Até agora imparcial, com uma voz que agrada e uma postura que não compromete. Vamos assistir até quando. Mas por favor, sem a vinhetinha BRASIL-SIL-SIL!!

Anúncios
 
5 Comentários

Publicado por em 22 setembro 2008 em Esportes, TV

 

Tags: , , ,

5 Respostas para “Porque odiamos Galvão Bueno

  1. Petu

    23 setembro 2008 at 90956 am

    Eu adoro a vinhetinha. Acho a coisa mais tropicalista ( rs..rs..rs..), ou digamos fanfarrona, em termos de plástica audivel.
    Eu associo não com vitoria, mas com brasilidades mesmo. Pizza em CPI?! BRASIL-SIL-SIL!!! Ladrão que rouba ladrão como agora o assalto na casa do Wadith Mutran?! Brasil-sil-sil!
    É o deboche sonoro! Gente, como brasileiros vc´s têm que gostar. Se Nelson Rodrigues tivesse este recurso, com certeza teria usado pra acabar qualquer causo d´A Vida como ela é …
    O Galvão que se f*, ainda temos a premissa de mudar de canal. Mas a vinhetinha tem que ficar! Um clássico.

     
  2. NEIDE

    2 novembro 2008 at 40406 pm

    O GALVÃO É O PROPRIO Z E C A P I M E N T E I R A

    ELE NÂO PODE SER ESCALADO PARA AS DECISÕES BRASILEIRAS, ELE CHAMA TANTO A DESGRAÇA QUE ELA APARECE.

     
  3. José Carlos

    3 julho 2009 at 10151 pm

    A Globo tomou conta do nosso Carnaval, do nosso Futebol, da nossa “PALAVRA” a Globo é o Inferno, tomou conta da Política e quer impor um presidente vampiro ao BRASIL.

     
  4. Vitória Regina

    12 junho 2011 at 20228 pm

    Bom eu sempre que posso assisto as corridas mas o Galvão só sabe falar e expressar opinião própria ou seja é pode ser torcedor mas não DETONAR os outros pilotos…ele é muito preconceituoso não gosta do Hamilton mas o Hamilton corre muito diferente de alguns pilotos brasileiros que o Galvão torce….(bacana torcer para o Filipe Massa e Barichelo,mas o Filipe fica atrás da sombra do Schumacher e Alonso e Barichelo a única coisa que fez de bonito foi ultrapassar o Schumacher).Enfim,Galvão cala a boca!!!ninguém merece assistir as corridas com o Galvão narrando!!!!ele é maldoso e também torce para coisas darem errado para aquele que ele não torce!!!
    SUA OPINIÃO NÃO NOS INTERESSA

     
  5. Renato Roiter

    4 novembro 2012 at 111100 am

    Galvão Bueno já era pra ser banido das narrações!!
    a voz desse cara é IRRITANTE!! MUITO MALA UM INCOMPETENTE, SABE TUDO,UM IDIOTA!!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: